Vila da Barra levará seu ‘Grito’ para a avenida

Vila da Barra levará seu ‘Grito’ para a avenida

Manaus – Felicidade, raiva, medo e indignação: tudo pode ser expressado pelo grito humano e, esse é o tema que a Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila da Barra levará para a avenida. A escola está no seu segundo ano no Grupo Especial e promete entrar com mais dedicação e compromisso do que nunca.

“O Grito” é um tema que foge do usual, mas a força do samba-enredo está exatamente nisso. De acordo com o carnavalesco Tiago Fartto, o enredo abstrato permitiu que ele “viajasse” na imaginação. “Eu tenho uma maior facilidade de trabalhar com esse tipo de tema e acho que me deixa mais à vontade para fazer um bom trabalho”, explica ele. Após trabalhar 12 anos no Carnaval do Rio de Janeiro, o carioca trouxe sua experiência e sua criatividade para a Vila da Barra. “Eu tive a ideia depois de ver umas crianças brincando e gritando umas com as outras. Amadureci a ideia e vi que poderia ser um ótimo samba-enredo”.

Tiago Fartto – Carnavalesco. Foto: Janailton Falcão

Para o presidente da escola Apolo Ferreira, o grito também serve como forma de revolução social. “É gritando que causamos mudanças, protestamos, chamamos atenção para causas importantes”, explica. Os preparativos da agremiação estão a todo vapor e, para ele, o caminho para o título de campeã é certo. “Vontade, foco, honestidade e uma comunidade muito integrada para chegarmos nesse resultado”. Ao todo, serão 3.000 componentes da Vila da Barra entrando na avenida, divididos em 20 alas, 3 alegorias e 1 elemento cenográfico que promete causar encantamento no público.

Apolo Ferreira – Presidente. Foto: Janailton Falcão

Outro elemento que promete encantar na avenida é a rainha da bateria Rilza Soares. Ela conta que o samba está no sangue desde sempre. “Eu costumava ir aos pagodes nos fins de semana e dançava do meu jeito, sem técnica nenhuma, até que um amigo me levou para uma escola de samba e me descobri”, conta a rainha. A dançarina possui 55 kg distribuídos em 1,60 m de altura e afirma estar mais focada no carnaval do que nunca. “Não pratico nenhum outro exercício físico além dos ensaios da escola, o entrosamento com a bateria é fundamental para mim”, afirma ela.

Rilza Soares – Rainha da Bateria. Foto: Janailton Falcão

A Vila da Barra é a última escola do Grupo Especial a entrar na avenida, iniciando o desfile às 5h20 da manhã do domingo (11). Para quem quiser acompanhar os ensaios da agremiação, basta comparecer à quadra da escola nas terças e quintas-feiras, a partir das 20h. A quadra fica localizada na av. Brasil, número 251, bairro Compensa, na zona Oeste de Manaus.

Texto: Roger Lima / Fotos: Janailton Falcão / Edição: Wallace Abreu

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *