Sem Compromisso dedica seu samba este ano à Dona Zuzu

Sem Compromisso dedica seu samba este ano à Dona Zuzu

Manaus – “Dona Zuzu, meu samba hoje dedico a você”, entoa o refrão do samba-enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Sem Compromisso. No carnaval deste ano, a escola homenageia a baiana mais antiga da agremiação, hoje com 87 anos e ainda desfilando na avenida. Dona Zuzu é moradora do Boulevard Álvaro Maia, cujo valor histórico também é contado nas rimas da escola de samba da Zona Norte.

Ensaio da bateria na Avenida do Samba. Foto: Janailton Falcão

O presidente Jymmy Lins conta que a escola está se preparando durante o ano inteiro. “O nosso samba está belíssimo e nossa escola está mais do que pronta para mostrar muitas surpresas na avenida”, afirma. Assim como Dona Zuzu, Jymmy tem uma relação de longa data com o samba. Hoje com 48, ele conta que começou na Sem Compromisso com apenas 7 anos de idade. “Minha mãe não gostava muito da ideia de eu descer a avenida, então ela me trancou no quarto… mas eu fugi pela janela mesmo assim. Ela me viu na televisão e depois eu só esperei o castigo”, brinca o presidente.

Jymmy Lins – Presidente. Foto: Janailton Falcão

De ritmista a diretor, Jymmy conta que vê em Dona Zuzu a oportunidade de contar um pouco da história do carnaval e da tradicional avenida de Manaus. “Ela vivenciou a história do Boulevard, então tem muita coisa para contar e, colocamos isso na forma de samba-enredo”, conta ele.

O responsável pelo samba-enredo é Isaque Freitas, que pula o carnaval desde 1986 e que também tem a Sem Compromisso presente na própria história. “Temos tido muito trabalho desde a concepção do enredo e todos vão ver isso na avenida”, conta o carnavalesco. “Temos desde a banda da Jardineira, Kamélia, cirandas, terreiros de candomblé… muita riqueza de detalhes no Boulevard Álvaro Maia e que a Dona Zuzu vivenciou”, explica.

Isaque Freitas – Sem Compromisso. Foto: Janailton Falcão

A rainha de bateria Húrsula Freitas vai estrelar o samba-enredo com a responsabilidade e alegria que ele exige. “A Sem Compromisso me ensinou a ser uma sambista e também ensinou o respeito com nossas co-irmãs”, diz ela com orgulho. Com 28 anos de idade, 1,68 m de altura e 62 kg, Húrsula começou sua preparação em outubro do ano passado, realizando procedimentos estéticos, academia e, agora, ensaios diários.

Húrsula Freitas – Rainha da Bateria. Foto: Janailton Falcão

Quem quiser comparecer aos ensaios da Sem Compromisso, basta visitar a quadra da escola, localizada na av. Margarita, número 1033, bairro Cidade Nova. Os ensaios acontecem todas as quartas e sextas-feiras a partir das 20h. A agremiação é a primeira escola do Grupo Especial a desfilar no sábado (10), desfilando a partir das 20h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *