A Grande Família descerá a avenida com enredo sobre a Colômbia

A Grande Família descerá a avenida com enredo sobre a Colômbia

Manaus – O Galo vermelho-e-branco do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba A Grande Família promete cantar e encantar na avenida neste ano. Com o samba-enredo “Colômbia: a Esmeralda das Américas”, a tradicional escola da Zona Leste promete um desfile inesquecível para o Carnaval 2018. Os quatro setores devem contar a origem do país, passando pela colonização, emancipação e, enfim, na exploração do mineral precioso.

A Grande Família – Ensaio da bateria

A ideia de abordar o país número um em exportação de esmeralda surgiu em 2013, conta o carnavalesco Jorge Granjeiro. Segundo ele, o tema amadureceu com o tempo e chegou no aprimoramento certo. “Eu tive a oportunidade de viajar para a Colômbia e realizar uma pesquisa mais aprofundada do tema”, conta. “Visitei os lugares e presenciei uma diversidade cultural que vamos abordar na avenida e que só pode ser sentido lá”.

O desfile promete ser grande, com 26 alas, 3 carros e cerca de 3.500 componentes trazendo a Colômbia para a avenida. De acordo com o presidente da agremiação Almir Inácio, o trabalho tem sido árduo e recompensador. “É um enredo riquíssimo e nós estamos nos preparando antes de todos”, diz. A Grande Família foi a primeira escola a lançar o enredo, fazendo-o em abril do ano passado. “Temos feito um trabalho gigantesco e, a cada ano, prometendo mais e melhor”, comenta ele.

Jorge Granjeiro – Carnavalesco. Foto: Márcio Melo

A dedicação de Almir vai desde a fundação da escola, que ocorreu em 1985. Amigo do fundado Jorge Walter, o atual presidente da Grande Família conta que só não participou do primeiro desfile da escola por azar. “Eu estava de serviço no quartel justamente no dia do primeiro desfile, senão eu estaria lá”, lembra Almir.

A paixão pelo carnaval não é exclusividade do presidente da agremiação. A secretária Alcilene Andrade, de 53 anos, se dedica à Grande Família há 26 anos e é responsável por transformar os desenhos das roupas em realidade. “Sou uma das primeiras moradoras do bairro e essa escola virou minha família mesmo, desde quando era só um bloco, até agora”, conta. São mais de dois meses totalmente dedicados à costura das roupas, adereços e ornamentos carnavalescos.

Almir Inácio – Presidente. Foto: Márcio Melo

Quem também está se preparando há meses é a rainha de bateria Arleane Marques, que está ensaiando desde outubro do ano passado. É o seu segundo ano como rainha da Grande Família e a realização não poderia ser maior, segundo ela. “Sempre sonhei em estar neste posto, desde quando era pequena”, conta. “Sou nascida e criada aqui no São José, então minha relação é de amor e afeto muito grandes pela escola”. Com 57 kg distribuídos em 1,68 m de altura, Arleane tem focado em treino, alimentação balanceada e diversos ensaios durante a semana, tudo para fazer bonito na avenida.

Arleane Marques – Rainha da Bateria. Foto: Márcio Melo

Os ensaios acontecem todas as quartas e quintas-feiras a partir de 19h na quadra da escola, localizada na rua Careiro, no bairro São José I, Zona Leste. A Grande Família é a quarta escola a entrar na avenida, iniciando o desfile à 00h até 1h10 da madrugada do sábado de Carnaval.

Texto: Roger Lima / Fotos: Márcio Melo / Edição: Wallace Abreu

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *